Portada

Sou poeta menor, perdoai - Manuel Bandeira pela crítica IBD

ALAMEDA
9786559661718
Portugués
Ensayos

Sinopsis

Não é tarefa fácil apresentar ao leitor em poucas palavras o livro que ele tem em mãos. A pluralidade das abordagens e a abrangência dos recortes contemplados nessa coletânea de ensaios dificulta sumarizá-la. Se por um lado a qualidade dos trabalhos tornaria injusta a menção a dois ou três autores, por outro seria necessário o magistral poder de síntese do próprio Manuel Bandeira para falar de todos.

O poeta do \"estilo humilde\" e contido, que nos legou peças onde o \"infinitamente grande\" da vida se insinua às vezes em poemas muito breves, encontra nos ensaios aqui reunidos um esforço análogo, pois cada um dos autores, a seu modo, parte de recortes bem delimitados da poesia, da crônica, da epistolografia, da ensaística e da vida do autor, para oferecer uma visada ampla de sua obra, como manda a boa prática da teoria e da crítica literária.

Atualização mais do que bem-vinda de uma fortuna crítica que, embora muito consistente, não recebeu nos últimos anos acréscimos de peso do mercado editorial, \"Sou poeta menor, perdoai'' surge como obra destinada a integrar, desde já, qualquer bibliografia básica em torno deste que, na verdade, é um grande poeta, dentre os maiores do século XX em qualquer língua.

Fernando Baião Viotti
Teoria Literária e Literatura Comparada (FFLCH-USP)

SOBRE O AUTOR: RAFAEL FAVA BELÚZIO é pós-doutorando do CNPq e do PPGL-Ufes. Publicou o livro de ensaio Uma lira de duas cordas: o ritmo como elemento construtivo da binomia de Lira dos vinte anos (Scriptum, 2015), a plaquete de poemas Opus 3 (Espectro Editorial, 2017) e o livro de crônicas 1929 (Impressões de Minas, 2020). Coordena, junto com Andréa Sirihal Werkema, a Coleção Crítica Contemporânea, na Alameda Editorial.